Quando ficamos presos na culpa
- Psicóloga Gabi Serizawa
- 30 de jan. de 2023
- 1 min de leitura
Como a culpa pode nos aprisionar e nos distanciar de uma vida melhor.

A culpa é uma emoção normal e importante de ser sentida, mas ela pode se tornar excessiva e nos aprisionar, impedindo de viver uma vida melhor. Nesse texto vou falar o que é a culpa, onde ela aparece, como ela pode ser sentida no nosso corpo; quais os efeitos dela e quando ela está nos prejudicando.
Muitas coisas podem fazer com que nós sintamos culpa. Fazer algo que nos acreditamos ser errado, não fazer o que nos comprometemos a fazer, causar dano ou estrago a pessoa ou objeto, causar dano ou estrago a si mesmo, ser lembrado sobre algo errado que você fez no passado.
Quem nunca teve uma memória de algo de ruim que aconteceu no passado e se pegou sentindo um misto de culpa e vergonha? Muitos pensamentos surgem quando julgamos que cometemos um erro. Se ao menos eu tivesse feito outra coisa, eu não deveria ter feito isso. Com os pensamentos normalmente passamos a sentir no nosso corpo, nervosismos, tensão, sufocação.
A culpa pode ser útil para nos ajudar a tomar uma atitude: nos impulsionar a mudar o que achamos errado, mudar um comportamento que julgamos que nos prejudique ou outras pessoas e até procurar ajuda.
Por outro lado, a culpa pode nos fisgar com pensamentos que vão e vem falando sobre nosso erro, lembrando tudo o que fizemos de errado e, por fim nos paralisar. Quando isso acontece é muito importante procuramos ajuda, para lidar com o sentimento, os pensamentos, as histórias que estamos nos enveredando e pincipalmente tomarmos atitudes para que saímos da nossa cabeça e passemos a viver a nossa vida.


Comentários